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sábado, 17 de abril de 2010

Visão sistêmica e integrada da comunicação interna

Comunicação Empresarial

Comunicação significa tornar comum, trocar opiniões, fazer saber, implica interação, troca de mensagens. É um processo de participação de experiências, que modifica a disposição mental das partes envolvidas.

O sucesso empresarial também depende de um sistema de comunicação eficaz, tanto interna, quanto externamente. A comunicação imprecisa, ambígua e insuficiente tem gerado a ruína de muitos empresários.

Para que uma mensagem se torne efetiva são necessários alguns requisitos:

• estar fisicamente ao alcance do receptor;
• ser compreendida por ele;
• poder ser por ele comprovada;
• ser de alguma utilidade para o receptor.

A informação é indispensável ao administrador como base para atingir metas e para que possa descobrir e definir áreas problemáticas que impedem a organização de atingir seus objetivos. É por meio dela que são avaliados desempenhos individuais e coletivos, visto que a eficiência do trabalho em grupo depende de informações que permitem fazer ajustamentos necessários.

Problemas na Comunicação

• Interlocutor 1 ou Emissor:

1.Incapacidade verbal, oral ou escrita para expor o próprio pensamento.
2.Falta de coerência entre os diversos fragmentos de frases ou de pensamento.
3. Intromissão de opiniões, juízos e valores quando somente os fatos podem gerar soluções.
4. Uso de termos técnicos desconhecidos do receptor.
5. Imprecisão vocabular ou uso de frases longas para impressionar o leitor.
6. Ausência de espontaneidade ou manifestação evidente de linguagem afetada.
7. Acúmulo de pormenores irrelevantes.
8. Excesso de adjetivos e advérbios e de frases feitas, clichês.


• Interlocutor 2 ou receptor:

1. Nível de conhecimento insuficiente para a compreensão da mensagem.
2. Falta de experiência.
3. Falta de imaginação.
4. Ausência de atenção (distração)
5. Falta de disposição para entender.


Para a comunicação ser eficaz devem-se, ainda, analisar:

• - Com quem você vai comunicar-se? Quem é? De quanto auxílio seu essa pessoa necessita para entender e aceitar o que você vai dizer?
• - O que você quer dizer? A mensagem está clara em sua própria mente? Você ainda tem pormenores para verificar?
• - Como você está transmitindo as informações? Você está usando palavras adequadas às circunstâncias?
• - Como você se certifica de que conseguiu convencer o receptor? Que informações você quer para a confirmação? Que perguntas você pode fazer?


Clareza de expressão

• - Prestar atenção às palavras escritas e faladas de outras pessoas. Usar, portanto, o vocabulário das pessoas com quem você quer comunicar-se.
• Favorecem a efetividade da comunicação:
• - Ter um objetivo em mente.
• - Ter informações suficientes sobre o fato.
• - Planejar a estrutura da comunicação a ser feita.
• - Conhecer o significado de todas as palavras necessárias.
• - Tratar do assunto com propriedade.

(http://www.aberje.com.br)

Peter Drucker

Um comentário:

  1. Texto muito abrangente e claro. Nos dias atuais, para uma empresa ser competitiva, necessita investir bastante na comunicação, tanto no âmbito das relações interpessoais de sua força de trabalho, bem como na disseminação da informação para os seus parceiros e a sociedade.
    Francisco Lima - MBA Gestão de Sistemas de Informação

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