"A linguagem é nossa via de acesso ao mundo e ao pensamento, ela nos envolve e nos habilita, assim como a envolvemos e a habilitamos" Marilena Chaui
segunda-feira, 26 de abril de 2010
A Importância Da Comunicação Nas Organizações
Hoje a comunicação empresarial tem assumido um papel fundamental nas organizações, exigindo dos profissionais da área não apenas conhecimentos e habilidades, mas também uma visão abrangente do mercado e uma visão universal e estratégica de negócios. Sendo um fator importante para se ter um diferencial de competitividade, e é fundamental para a excelência nos relacionamentos das empresas e instituições com os seus inúmeros públicos estratégicos. Ainda englobam o cuidado com a imagem corporativa, ou seja, com a marca da empresa, melhorando os serviços e aumentando a produtividade e lucro.
Quando uma empresa não se comunica bem os problemas logo aparecem: funcionários desmotivados, fornecedores que perdem a confiança e clientes insatisfeitos, não existindo uma comunicação interna e externa.
A comunicação não deve ser distorcida, deve ser clara e objetiva de forma com que o receptor receba a mensagem sem ruídos. Exigindo inteligência, reflexão, estudos de casos, processos, disciplina, bom senso, velocidade, trabalho em grupo, etc. É ciência e técnica.
Segundo Cahen, toda ação de comunicação empresarial deve manter implícitas mensagens como:
1- somos bons cidadãos;
2 - nossos produtos e serviços são excelentes;
3 - temos respeito por nossos clientes;
4 - temos respeito por nossos acionistas;
5 - somos uma empresa bem administrada;
6 - temos tradição;
7 - somos éticos;
8 - somos bons clientes;
9 - somos bons patrões;
10 - é bom trabalhar em nossa empresa;
11 - nossos administradores, gerentes, técnicos são experientes.
Numa empresa existem duas redes de comunicação: Formal e Informal.
•Comunicação Formal: circulam as mensagens oficiais e legitimadas pela estrutura, utilizando os canais formais.
•Comunicação Informal: mais conhecida como rádio peão ou rádio corredor, na qual circulam todas as informações, mensagens, consideradas inadequadas para circulação.
Os instrumentos/recursos mais utilizados nas empresas são:
•Visuais
– Escritos: instruções e ordens escritas, circulares, cartas pessoais, manuais, quadros de avisos, boletins, panfletos, jornais e revistas, relatórios de atividades, formulários, fax, e.mail.
– Pictográficos: pinturas, fotografias, desenhos, diagramas, mapas.
– Escritos-pictográficos: cartazes, filmes mudos com legenda, gráficos, diplomas e certificados.
– Simbólicos: luzes, bandeiras.
•Auditivo
– Diretos: conversas, entrevistas, reuniões, conferências.
– Indiretos: telefone, rádio, alto-falantes.
– Simbólicos: sirenas, apitos e buzinas, sinos.
•Audiovisuais
– filmes, demonstrações, vídeo, videofone, televisão, etc.
“Comunicação não é o que se diz, mas o que o outro entende”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário