Via de acesso ao mundo

Páginas

segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Importância Da Comunicação Nas Organizações



 Hoje a comunicação empresarial tem assumido um papel fundamental nas organizações, exigindo dos profissionais da área não apenas conhecimentos e habilidades, mas também uma visão abrangente do mercado e uma visão universal e estratégica de negócios. Sendo um fator importante para se ter um diferencial de competitividade, e é fundamental para a excelência nos relacionamentos das empresas e instituições com os seus inúmeros públicos estratégicos. Ainda englobam o cuidado com a imagem corporativa, ou seja, com a marca da empresa, melhorando os serviços e aumentando a produtividade e lucro.
Quando uma empresa não se comunica bem os problemas logo aparecem: funcionários desmotivados, fornecedores que perdem a confiança e clientes insatisfeitos, não existindo uma comunicação interna e externa.
 A comunicação não deve ser distorcida, deve ser clara e objetiva de forma com que o receptor receba a mensagem sem ruídos. Exigindo inteligência, reflexão, estudos de casos, processos, disciplina, bom senso, velocidade, trabalho em grupo, etc. É ciência e técnica.
Segundo Cahen, toda ação de comunicação empresarial deve manter implícitas mensagens como:
 1- somos bons cidadãos;
 2 - nossos produtos e serviços são excelentes;
 3 - temos respeito por nossos clientes;
 4 - temos respeito por nossos acionistas;
 5 - somos uma empresa bem administrada;
 6 - temos tradição;
 7 - somos éticos;
 8 - somos bons clientes;
 9 - somos bons patrões;
10 - é bom trabalhar em nossa empresa;
11 - nossos administradores, gerentes, técnicos são experientes.
Numa empresa existem duas redes de comunicação: Formal e Informal.
Comunicação Formal: circulam as mensagens oficiais e legitimadas pela estrutura, utilizando os canais formais.
Comunicação Informal: mais conhecida como rádio peão ou rádio corredor, na qual circulam todas as informações, mensagens, consideradas inadequadas para circulação.
Os instrumentos/recursos mais utilizados nas empresas são:
Visuais
–   Escritos: instruções e ordens escritas, circulares, cartas pessoais, manuais, quadros de avisos, boletins, panfletos, jornais e revistas, relatórios de atividades, formulários, fax, e.mail.
–   Pictográficos: pinturas, fotografias, desenhos, diagramas, mapas.
–   Escritos-pictográficos:  cartazes, filmes mudos com legenda, gráficos, diplomas e certificados. 
–   Simbólicos: luzes, bandeiras.
Auditivo 
   Diretos: conversas, entrevistas, reuniões, conferências.
–  Indiretos: telefone, rádio, alto-falantes.
–  Simbólicos: sirenas, apitos e buzinas, sinos.
Audiovisuais
–   filmes, demonstrações, vídeo, videofone, televisão, etc.
Comunicação não é o que se diz, mas o que o outro entende”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário