Via de acesso ao mundo

Páginas

domingo, 28 de março de 2010

Evolução da Comunicação Humana e dos Meios de Comunicação.


 O homem começou a sentir necessidade de comunicar-se desde começou a viver em sociedade,fosse para alertar sobre algum coisa ou expressar sua cultura ou sentimento.

Desenho representando primeiras manifestações

 Todas as datas que sabemos sobre a evolução da comunicação são datas presumidas,sem muita exatidão,mas é necessário afirmar que ela sempre existiu e acompanhou a evolução biológica do homem.
Neste artigo, para ficar mais fácil a compreensão, há divisão da evolução em pré-história e história. Eis a divisão.
Pré-história: É toda forma de civilização anterior á invenção da escrita,e ela data de aproximadamente 500.000 A.C., e podemos subdividi-las em :
Paleolítico e mesolítico de 500.000 A.C. á 18.000 A.C. foi quando o homem começa a dominar a naturaza, fabricar utensílios,usar trajes para se proteger do frio, usar o fogo e,dentre de outras coisas,desenvolver a linguagem para se comunicar, nesse processo, inicia-se o que hoje conhecemos como pinturas rupestres, ou seja desenhos feitos em cavernas ou em pedras para conseguir se expressar-se.


Pintura rupestres - Parque Nacional de Sete  Cidades-Piauí-Brasil

 Neolítico de 18.000 A.C. á 5.000 A.C O homem passou a viver em grupos maiores,as habitações passaram de cavernas á casas construídas por eles próprio, os trajes eram feitos por tear, e a comunicação passou a ser expressa através da técnica  de gravar o cotidiano em ossos,pedras e madeiras, assim como apareceu a modelagem em argila.
Idade dos metais de 5.000 A.C. á 4.000 A.C É assim denominada porque o homem começou a utilizar cobre,ferro e bronze no seu dia a dia; As civilizações viram centros urbanos e o homem descobre a importância de se desenvolver perto de rios.Os seu meios de locomoção também se desenvolvem,porém o meio de comunicação continua o mesmo.
 A transição da pré-historia para história se dá no final da idade dos metais,que foi por volta de 4.000 A.C. Os historiadores aceitam como certos aparecimentos da escrita da Mesopotaãmia e no Egito.


Papiros Egípicios
 Agora chegamos a História que é assim denominada, pois nessa Era temos arquivos que registram e datam os acontecimentos. Através dessa época é que temos uma real noção de como o homem vivia e se comunicava, o que sentia em relação ao mundo ao seu redor.
Se o surgimento da escrita marca o início da história,a invenção da técnica de imprimir ilustrações,símbolos e a própria escrita ,promove a possibilidade de tornar a informação acessível á um número cada vez mais crescente de pessoas,alterando assim o modo de viver e de pensar de uma sociedade.
 Passamos por grandes invenções,como jornal que data o seu primeiro exemplar de 59 A.C., em Roma, por Julio César, com o intuito desejado de informar o público sobre os mais importantes acontecimentos sociais e políticos e que, até hoje,tem,praticamente,a mesma função.

Á esquerda o jornal como hoje conhecemos.
Á direita primeiro exemplar de jornal publicado e impresso no Brasil datado de 10 de setembro de 1808.

 Mas o homem ainda conseguiu inovar a disseminação de idéias com a invenção do rádio, com sua primeira transmissão datada de 1.900, que foi um marco na história, pois ao contrário do jornal, as ondas do rádio tinham um alcance e velocidade muito superiores.

Acima e á esquerda,o primeiro rádio usado em sua primeira transmissão, em 1900.No meio,á direita, evolução  do design dos aparelhos de rádio, por volta de 1950 e abaixo á esquerda o modelo que hoje conhecemos.

O passo seguinte foi o surgimento da televisõ, em 1924, que era a junção dos componentes gráficos de um jornal, como imagens e figuras, com os componentes de áudio do rádio, a fala, sendo assim possível ver imagens em movimentos juntamente com áudio.
Obeservando uma rápida síntese, temos um processo crescente onde o homem desenvolveu a pré-escrita, a escrita, o papel, as impressões manuais e as mecânicas, sendo assim possível a informação cruzar grandes distâncias geográficas, culturais e cronológicas. Passamos pelos meios de comunicação como jornais e revistas,rádio e televisão, tendo atingido a nossa época,que podemos chamar de Era da tecnologia e da informação.
Na era da tecnologia o computador é o carro chefe , pois no início, em 1943, ele era uma máquina gigantesca, de cálculos, que ocupava uma sala inteira, passando por transformações, e em 1971, surgiu o primeiro micro computador.
Acima á esquerda, o primeiro computador; abaixo, á direita, o primeiro microcomputador

Desde então o homem não teve limites para sua evolução, saindo dos computadores gigantescos chegando aos computadores portáteis e até os de mão, que não são somente máquinas de cálculo e sim abrangendo as mais variadas funções.



A evolução do notebook

 Andando lado a lado com a evolução dos computadores, está a internet, que nem sempre fora da maneira que a conhecemos, na verdade, ela foi desenvolvida, em 1969, para fins militares, na época da guerra fria, e não passava de um sistema de comunicação entre as bases militares dos EUA, e tinha o nome de Arpanet.


Leonard Kleinrock demonstrando as funções da interface do processador de mensagens (IMP), um importante componente da Arpanet.


Fontes:
http//br.geocities.yahoo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário